A Teoria do Conhecimento

A Teoria do Conhecimento (ou Epistemologia) é aquela disciplina filosófica que trata em geral do conhecimento (e também de conceitos adjacentes como justificação, dúvida, certeza, crença, etc.).

Na disciplina discutem-se, entre outros, os seguintes problemas:

Problemas acerca da natureza do conhecimento. O que é em geral o conhecimento? Em que é que consiste conhecer algo, conhecer uma verdade, saber que algo é o caso? Sob que condições é que se sabe ou conhece algo?

Problemas acerca das fontes e formas do conhecimento. Que meios principais existem para adquirirmos conhecimento, para sabermos algo? A percepção, a razão, a memória e o testemunho são as fontes principais estudadas.

Problemas acerca do valor do conhecimento. Tem o conhecimento apenas um valor instrumental? É algo invariavelmente usado para alcançar outros fins? Ou pode o conhecimento ter um valor intrínseco, ser algo que se procura como um fim em si?

Problemas acerca das variedades de conhecimento. Quantos tipos de conhecimento há? Pode o conhecimento de coisas (e.g. cidades) ser reduzido ao conhecimento de verdades? Pode o saber prático (saber como ir de metro do Cais de Sodré a Odivelas) ser reduzido ao conhecimento de verdades?

O nosso curso de Teoria do Conhecimento consiste numa introdução a um conjunto de problemas centrais da disciplina, tal como são hoje formulados e discutidos, e às principais teorias filosóficas disponíveis sobre eles, tal como são hoje propostas, defendidas e discutidas.

Apesar de aqui e ali fazermos referências a figuras importantes da história da Filosofia, como Platão, Descartes e Hume, o nosso programa não é um programa histórico ou exegético. É certo que os problemas que mencionámos antes têm uma longa história. Por exemplo, uma formulação do primeiro problema, acerca da natureza do conhecimento, encontra-se (como vamos ver) no diálogo Teeteto de Platão. O problema do valor do conhecimento é tratado por Platão no diálogo Ménon. Descartes, Leibniz, Hume, Locke, Berkeley e Kant encontram-se entre as grandes figuras históricas que trataram de tais problemas.

Todavia, esses (e outros) problemas filosóficos continuam, ainda hoje, a ser objecto de intensa reflexão e debate. E há hoje em dia uma enorme variedade de posições filosóficas acerca de cada um deles. Entre as figuras mais importantes da Teoria do Conhecimento contemporânea estão filósofos como Bertrand Russell, George Moore, Roderick Chisholm, Robert Nozick, Ernest Sosa, Laurence Bonjour, Alvin Goldman, Keith De Rose e Timothy Williamson.

  • JOÃO BRANQUINHO

    Professor Catedrático

  • CURSO

    Licenciatura (1.º ciclo)

  • ÁREA

    Filosofia

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.