Bioética

A bioética pode ser caracterizada como a área da ética filosófica na qual se discutem questões morais estreitamente ligadas à actividade médica e às ciências da vida. Os temas da bioética são muito diversificados. Para abordar com alguma profundidade alguns desses temas, escolhemos concentrar-nos em apenas três, embora dos mais centrais e importantes.

Aborto e o começo da vida humana

Aqui a questão central é a de saber em que circunstâncias o aborto é moralmente aceitável. Serão discutidos os principais argumentos pró-vida e pró-escolha. Uma questão metafísica que se revelará crucial nesta discussão é a da identidade pessoal ao longo do tempo. Discutir-se-á também o problema de explicar o que torna a morte um mal para quem morre. Além do aborto, examinar-se-á a moralidade da experimentação com embriões humanos e algumas questões de ética reprodutiva.

Eutanásia e o fim da vida humana

Depois de se distinguirem diversos tipos de eutanásia, serão discutidas as principais defesas e críticas da eutanásia. Outra questão importante neste contexto é a de saber que critérios de morte são adequados.

O estatuto moral dos animais

De acordo com a perspectiva moral tradicional, antropocêntrica, só os seres humanos têm importância moral intrínseca. Esta perspectiva foi intensamente questionada em duas correntes da «libertação animal»: (1) a corrente do bem-estar animal, que afirma a importância moral dos interesses dos animais, mas nega que estes tenham direitos morais; (2) a corrente, à partida mais radical, dos direitos dos animais, que estende a titularidade de direitos morais a alguns membros de outras espécies. Serão examinados os fundamentos filosóficos destas perspectivas e exploradas algumas das suas implicações práticas.

  • PEDRO GALVÃO

    Professor Auxiliar

  • CURSO

    Doutoramento (2.º ciclo)

  • ÁREA

    Filosofia

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.