Culturas da China

Esta unidade curricular tem por principais objectivos o estudo das culturas da China na sua diversidade e no seu desenvolvimento histórico, o desenvolvimento da capacidade crítica na análise das fontes históricas e na discussão de interpretações historiográficas, um exame integrado de vários aspectos culturais, e uma reflexão incidente sobre determinadas noções actuais baseadas em construções históricas das culturas da China.

Neste enquadramento, a unidade curricular parte de uma identificação, tanto a nível histórico como actual, de várias das culturas da China com maior expressão e de uma análise das relações entre elas, com ênfase em questões de aculturação e assimilação cultural. Na sequência desta introdução, divide-se em duas partes. A primeira tem por objecto a história do pensamento na China e concentra-se nos seguintes aspectos: no pensamento na China Antiga e em particular nos pensadores e nas “escolas” dos períodos da Primavera e do Outono e dos Reinos Combatentes, na evolução das tradições confucionista, taoista e budista – com especial incidência sobre aspectos de influência mútua? , e na religião popular. A segunda parte, tendo como pano de fundo este quadro de referência, desenvolve-se segundo uma perspectiva temática: tem por fim examinar aspectos específicos no âmbito de determinadas áreas da história cultural, como as da estruturação social, da família, do género, da literatura, da música, da ópera, da pintura, do cinema, da arquitectura, do vestuário, da alimentação e do lazer.

A unidade curricular segue uma metodologia de ensino que inclui exposições sobre os temas referidos, a análise e a discussão de fontes primárias e interpretações produzidas no âmbito desses temas, e a preparação e apresentação de trabalhos sobre temas outros não tratados especificamente nas aulas que se enquadram no programa.

  • ANTÓNIO BARRENTO

    Professor Auxiliar

  • CURSO

    Licenciatura (1.º ciclo)

  • ÁREA

    História

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