História da Arte Contemporânea

Imagem Projetada

A imagem projetada e a sua deslocação do ecrã do cinema para o espaço de exposição. A crítica à indústria cinematográfica e a emergência de uma “aspiração radical”. O filme como arte e a arte como filme. As primeiras experiências de Andy Warhol e do movimento Fluxus. O cinema expandido. A interrogação do medium pelo filme estrutural de Michael Snow, Hollis Frampton e Paul Sharits. O filme pós-minimalista de Mel Bochner, Bruce Nauman, Richard Serra, Dan Graham e a relação entre observador, técnica e objeto no contexto expositivo. O vídeo entre a televisão e o filme. A emergência de uma televisão alternativa e a crítica do espetáculo. As vídeo-instalações e o circuito fechado: uma crítica da presença pura (Bruce Nauman, Peter Campus, Dan Graham, Joan Jonas). A re-emergência das vídeo-instalações da década de 1990: relações e diferenças relativas às neovanguardas. Narrativa e trauma em Stan Douglas, Gillian Wearing, Douglas Gordon, Pierre Huyghe, Steve McQueen, Pipilotti Rist. O lugar da imagem projetada no contexto agregativo da prática atual da instalação. A “poor image” de Hito Styerel.

Objetivos, metodologia e avaliação

Desenvolver uma reflexão transversal às referidas problemáticas da arte contemporânea e estimular o conhecimento dos diferentes posicionamentos artísticos face à imagem projetada através do exercício interpretativo e crítico. As sessões do seminário consistem no visionamento de alguns filmes e vídeos e na análise e problematização de ensaios a eles referentes. A avaliação consiste num trabalho escrito sobre um tópico do programa.

• Pedro Lapa

Professor Auxiliar

• Curso

Doutoramento (3.º ciclo)

• Área

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.