Introdução às Religiões da Ásia

Esta unidade curricular tem por principais objectivos o estudo do fenómeno religioso na Ásia do Sul, do Sueste e Oriental, com base em perspectivas analíticas e comparadas e no contexto de realidades sociais mais vastas, e o desenvolvimento de abordagens críticas tanto das fontes como das diferentes interpretações das diversas realidades religiosas.

Sendo dirigida ao estudo do fenómeno religioso na Ásia do Sul, do Sueste e Oriental como um todo, tem no entanto por especial enfoque as principais tradições religiosas originárias destas regiões. Incide, na sua primeira parte, sobre essas tradições o zoroastrismo, a religião védica, o jainismo, o budismo, o hinduísmo, o sikhismo, o xamanismo, o confucionismo, o taoismo e o xintoísmo, as quais são examinadas em termos históricos, actuais e comparados e também especificamente em termos da sua coexistência, concorrência e interinfluência. Numa segunda parte do curso, são estudadas as ‘novas religiões’ emergentes nos vários espaços geográficos desde o século XIX, são abordados tópicos relativos à difusão e transformação das religiões abraâmicas em alguns contextos, são analisados aspectos específicos e transversais a várias tradições religiosas, e são ainda observados testemunhos, experiências e obras de ficção no âmbito da temática do curso.

A unidade curricular pretende olhar de uma forma abrangente e multifacetada para o fenómeno religioso nas regiões asiáticas referidas, tendo em consideração doutrinas, crenças e práticas; as suas manifestações entre comunidades de religiosos e de leigos; a sua integração em realidades sociais mais vastas e nomeadamente as relações entre as diferentes tradições religiosas e o poder, a política e o Estado, as estruturas sociais, o género e as percepções de identidade; e finalmente ainda a sua localização e alcance a um nível global, v.g. através de uma referência às dimensões não asiáticas dos movimentos religiosos estudados. 
Segue uma metodologia de ensino que inclui exposições sobre os temas referidos, a análise e a discussão de fontes primárias e interpretações historiográficas no âmbito desses temas, e a preparação e apresentação de trabalhos sobre temas outros não tratados especificamente nas aulas que se enquadram no programa.

  • ANTÓNIO BARRENTO

    Professor Auxiliar

  • CURSO

    Licenciatura (1.º ciclo)

  • ÁREA

    História

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