O Estudo da Filosofia

O Estudo da Filosofia é uma disciplina disponível em várias licenciaturas da FLUL para introdução ao estudo da filosofia. É uma oportunidade para o estudante de humanidades tomar contacto com os conteúdos da filosofia, incluindo a forma problemática e as vias de resolução que nela obtêm. Como forma e conteúdo são indissociáveis em filosofia, esta disciplina tem a também a designação de Temas e Técnicas da Filosofia, para os estudantes da licenciatura em Filosofia da FLUL.

O plano programático de desenvolvimento dos conteúdos é o seguinte:

A filosofia e as suas questões

Este é o ponto mais extensivo do programa e visa a apreensão de conteúdos da filosofia, tendo em conta que esta não se define por um objecto específico. Qualquer aspecto do conhecimento do mundo ou da experiência da vida pode suscitar a reflexão filosófica. Aquilo que mais geralmente caracteriza a reflexão filosófica é a sua índole questionante. Por isso, é pertinente a introdução à filosofia através das suas grandes questões. Temos por guias Kant e Russell: ambos definem a filosofia por um conjunto de questões essenciais; ambos alimentam a nossa insatisfação com as respostas e com as próprias questões. Por isso, é pertinente não só recuperar outros questionamentos na história da filosofia como procurar equacionar as questões filosóficas que solicita o tempo presente. Qualquer obra filosófica permite ilustrar no seu conteúdo este ponto do programa.

A filosofia e as suas divisões

Este é o ponto do programa que inicia a reflexão metafilosófica, i.e., a reflexão da filosofia sobre si própria. A questão mais premente neste âmbito é a questão da unidade da filosofia, dada a sua irredutível pluralidade interna. Estão aqui em questão: a pluralidade das disciplinas filosóficas; a relação entre a filosofia e as ciências; a relação entre a filosofia e as humanidades. Está aqui em questão: a pluralidade das correntes filosóficas.

A filosofia e a sua história

Estão aqui em questão: o valor e as grandes divisões da história da filosofia.

A filosofia e a escrita

Está aqui em questão: o valor da escrita em filosofia. Temas associados: a leitura e a interpretação de textos filosóficos; a aprendizagem da escrita filosófica; o sentido das referências bibliográficas.

A filosofia e a escola

Está aqui em questão: a relação entre filosofia e escola. Temas associados: a filosofia na universidade; a filosofia na Universidade de Lisboa.

A avaliação do aproveitamento na disciplina visa atingir os seguintes objectivos:

Apreender conteúdos do programa e estimular a expressão oral, através de um exercício de apresentação oral de textos de uso lectivo, a realizar durante o período lectivo. Os textos são escolhidos da colecção disponível de textos de uso lectivo (disponíveis em: www.mlx.webnode.com). Estimular a autonomia individual na pesquisa e exercitar a expressão escrita, através da construção de uma bibliografia (1p.), encabeçada por uma obra filosófica de relevância incontornável, e incluindo a leitura comentada de um elemento bibliográfico (2p.).

  • MARIA LEONOR XAVIER

    Professora Associada

  • CURSO

    Licenciatura (1.º ciclo)

  • ÁREA

    Filosofia

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.