Paleografia Judicial e Notarial Portuguesa (séculos XVI-XVIII)

O 1º Curso Livre de Paleografia Judicial e Notarial Portuguesa (séculos XVI-XVIII) teve lugar entre Julho e Julho de 2013, integrando-se nos cursos livres de verão organizados pelo Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Pensado para uma periodicidade bienal, já conheceu entretanto a sua segunda e terceira sessões, respectivamente em 2015 e 2017.

A razão principal do curso é a dificuldade específica da documentação da cronologia escolhida, por ser nesta época que se encontram os maiores problemas de leitura dos documentos em português antigo, sobretudo os emitidos por cartórios notariais e escrivaninhas judiciais. Destina-se, portanto, a satisfazer uma necessidade eminentemente prática, não só dos alunos da Faculdade mas também de outras pessoas interessadas no tema.

Foi nesse sentido que se definiram os objectivos deste curso livre, uns mais voltados para dentro, outros para fora da Faculdade. Para os alunos da escola, que já cumpriram o seu percurso curricular no primeiro e segundo ciclos, frequentando as disciplinas de Introdução à Paleografia e Diplomática (obrigatória), Paleografia Medieval e Moderna (opcional) e os seminários de Tópicos de Paleografia I – Teoria e Tópicos de Paleografia II – Edição de Textos, o curso livre é uma oportunidade de completarem os seus estudos de paleografia de leitura, atingindo o topo da escolarização disponibilizada.

Para os alunos de fora, dependendo do nível de conhecimentos previamente adquiridos, o curso serve como treino de paleografia de leitura avançada, com resultados muito diversos – porque com objectivos à partida muito diferentes também. Tratando-se de um curso livre, não existe a pressão da avaliação.

A progressão nas seis sessões é guiada pela tipologia documental. A primeira sessão ocupa-se da documentação notarial quinhentista, em especial documentos referentes a partilhas (Bernardo de Sá-Nogueira, FLUL), seguindo-se duas sessões sobre documentação da Inquisição, uma centrada no século XVI, outra no século XVII (Susana Tavares Pedro, FLUL), uma sessão sobre documentação judicial quinhentista (Jorge Veiga Testos, FDUL), outra sobre documentação das Misericórdias (Joana Pinho, CLEPUL-FLUL) e, por fim, uma última sessão sobre documentação notarial seiscentista-setecentista, normalmente documentos matrimoniais (Bernardo de Sá Nogueira).

O nível de dificuldade das escritas e o elevado interesse dos conteúdos dos documentos são factores estimulantes para a participação e aprendizagem dos alunos. Alguns dos alunos de fora já frequentaram os três cursos. É fornecido aos estudantes um caderno com fotocópias dos documentos utilizados em cada sessão, cuja versão digitalizada é, ao mesmo tempo, projectada em ecrã.

• BERNARDO DE SÁ-NOGUEIRA

Professor Auxiliar

• CURSO:

Curso Livre

• ÁREA

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.