Preservação e Segurança da Informação

A unidade curricular de Preservação e Segurança da Informação tem o seu contexto na necessidade da Sociedade garantir a manutenção da memória, seja ela individual, comunitária, organizacional e/ou social, e a consciencialização para o facto de que toda a informação registada está sujeita a perder propriedades e ser vítima da degradação dos materiais usados como suporte e para efetuar o registo. Tal implica o desenvolvimento, operacionalização e disseminação de um corpo de conhecimento especializado que capacite para o fornecimento de garantias de manutenção dessa memória na forma de informação registada.

Nesse âmbito, a unidade curricular pretende dotar os futuros cientistas e profissionais da informação de competências que permitam: identificar os princípios teóricos e metodológicos para a preservação, conservação e acesso continuado à informação, incluindo formas de produção/aquisição, seleção, organização, representação, recuperação e uso da informação; compreender a conservação de informação como um processo proactivo e contínuo; conhecer as características particulares dos suportes documentais analógicos e eletrónicos e os problemas colocados na sua gestão; e compreender as soluções e mecanismos utilizados para tentar ultrapassar estas dificuldades.

Para esse efeito, os conteúdos abordados incluem as questões conceptuais que orbitam à volta de eixos terminológicos como a Preservação, a Conservação, a Curadoria e o Restauro, que permitem aos alunos familiarizarem-se de forma crítica e rigorosa com a linguagem teórica e técnica do contexto em apreço. Outro aspeto referenciado prende-se com os Instrumentos normativos e orientadores disponíveis no campo e que, por serem fundamentados empiricamente, apresentam aos alunos práticas eficientes e eficazes para garantir a preservação e a segurança da informação. Os conteúdos anteriormente mencionados abrem a porta para a compreensão aprofundada do objeto de estudo, que se materializa nos suportes de informação, dando ferramentas aos alunos para a análise a nível das características destes objetos, mas também dos materiais e processos de produção, os formatos e os problemas que deles decorrem. O corolário consubstancia-se na problematização das respostas a esses problemas, isto é, das estratégias contextualizadas na avaliação de Risco, nos Planos de Preservação, no âmbito da Produção, Manuseamento e Acondicionamento dos registos, na transferência de Suportes, nos Instrumentos de Gestão, e na Proteção de Dados e Regras de Utilização e Disseminação.

Dada a natureza técnica dos conteúdos, o curso prevê a apresentação dos conteúdos programáticos por meio de aulas expositivas, com amplo espaço para a participação e proatividade, por meio de perguntas e reflexões com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos tópicos fundamentais por parte de alunos de diferente formação. Para a avaliação, é fundamental o trabalho autónomo realizado fora das aulas: o estudo todos os conteúdos programáticos do curso com o apoio da bibliografia, produzindo trabalhos de investigação científica original, individuais e em grupo, tendo em vista a sua publicação em revistas científicas e/ou apresentação em encontros científicos. A diversidade de metodologias propostas tem por objetivo potenciar a abordagem da preservação e segurança da informação numa perspetiva de complexidade, procurando evidenciar diferentes níveis de análise, fomentando a integração de saberes, para o desenvolvimento de conhecimentos, compreensão e competências ao nível da aplicação.

• Luis Miguel Nunes Corujo

Assistente Convidado

• Curso

Mestrado (2.º ciclo)

• Área

Literaturas, Artes e Culturas

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.