Sistemas Políticos Comparados da Ásia Contemporânea

Esta unidade curricular tem por principais objectivos o estudo dos diferentes sistemas políticos na Ásia contemporânea, o desenvolvimento de abordagens críticas relativamente às várias visões e construções políticas adoptadas em diversos contextos, e a formulação de quadros de reflexão relativamente às relações entre tradições culturais e em especial de poder na Ásia e os sistemas políticos existentes na actualidade e relativamente a algumas tendências de evolução no domínio político.

Para o efeito do estudo dos sistemas políticos da Ásia na actualidade, toma como referência de base as diferentes tradições de poder desenvolvidas através do continente ao longo da história, assim como a introdução de novos modelos políticos em períodos recentes, e investiga tanto as estruturas legalmente estabelecidas como as realidades do exercício do poder político e da participação política. Tendo como fim uma abordagem dos vários casos concretos nas suas distintas especificidades, segue porém ao mesmo tempo uma perspectiva comparada, potencializadora por sua vez de explicações e formulações hipotéticas ao nível dos sistemas políticos individualmente considerados.

O programa divide-se em três partes. Na primeira parte, é feita uma aproximação ao tema, por meio de uma análise geral dos regimes políticos, das formas de Estado, dos sistemas de governo e das formas de governo do continente asiático e ainda da apresentação de algumas das grandes questões suscitadas neste domínio. Na segunda parte, são observados, de uma forma particularizada, os sistemas políticos de parte significativa dos Estados da Ásia. Finalmente, na terceira parte, são tratados, a partir de um ponto de vista comparado, alguns tópicos atinentes ao exercício do poder político e à participação política. É neste âmbito que são abordados temas como as relações entre o poder político e o poder coercivo, a religião, os meios de comunicação e o poder económico; a prática da corrupção; os movimentos sociais; a sociedade civil; a participação política de homens e mulheres e de grupos sociais e étnicos; e a salvaguarda, o respeito e a violação dos direitos humanos.

A unidade curricular segue uma metodologia de ensino que inclui exposições sobre os temas referidos, comparação entre casos na Ásia e fora da Ásia, a discussão de textos académicos sobre os vários sistemas políticos, e a preparação e apresentação de trabalhos sobre temas outros não tratados especificamente nas aulas que se enquadram no programa.

  • ANTÓNIO BARRENTO

    Professor Auxiliar

  • CURSO

    Licenciatura (1.º ciclo)

  • ÁREA

    História

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.