Prática como Investigação

Em Prática como Investigação pretendemos deslocar o olhar sobre o conhecimento, recentrando os processos de pesquisa em artes performativas em torno da experiência corpórea do ‘fazer’ – à margem da ‘observação objectivada’ que tem balizado os paradigmas da investigação noutras áreas. 

Para tal, adoptamos um formato de oficina teórico-prática, na qual procuraremos mobilizar o pensamento crítico com vista à produção de conhecimento a partir de uma investigação baseada na prática. Através da promoção da discussão em torno de processos de pesquisa (materiais, contextos, modos de produção e transferência do saber), por um lado, e o desenvolvimento de metodologias abertas à exploração individual (experimentação, selecção, produção, composição, repetição, improvisação), por outro, esta unidade curricular vai ainda ao encontro das necessidades de quem vier a fazer a sua investigação de doutoramento a partir da criação artística. Para tal, definimos os seguintes objectivos de aprendizagem: 

  1. Desenvolver conhecimentos sobre os conceitos, metodologias e ferramentas do campo da Prática como Investigação (Practice as Research); 
  1. Aprofundar os contextos de produção, métodos, fases de criação e modalidades de colaboração que compõem a prática das artes performativas;
  1. Saber pesquisar de forma transdisciplinar os diferentes recursos (bibliográficos, multimédia, experienciais) que servem de base ao fazer artístico;
  1. Adquirir competências ao nível da estruturação dos materiais de composição artística, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de articulação entre pensamento e acção;
  1. Ser capaz de desenvolver uma prática discursiva autónoma através da convergência entre a experimentação artística (estética) e a interpelação crítica (epistemológica).

O aprofundamento das matérias teóricas e metodológicas que servem de referência ao campo da Prática como Investigação responde à necessidade de os estudantes terem um conhecimento-base a partir do qual possam articular diferentes perspectivas em torno dos processos de criação artística. O desenvolvimento do pensamento crítico a partir da estruturação e análise de uma experimentação individual visa enquadrar as condições de aplicação de uma possível investigação realizada ou complementada a partir da prática artística. 

O modelo de investigação para o estudo das artes a partir da prática faz apelo quer a técnicas de cariz científico (pesquisa bibliográfica, recensão crítica, discussão de textos de referência, produção ensaística), quer a técnicas que emanam do acto criativo (experimentação, selecção e composição de materiais, produção, repetição, improvisação). O estímulo permanente do pensamento prático, do confronto teórico e crítico e da experimentação assistida constituem, assim, as metodologias nucleares sobre as quais assenta esta oficina teórico-prática. A avaliação será realizada de forma contínua, em função da resposta aos vários exercícios propostos ao longo do semestre, assiduidade e investimento participativo, valorizando-se, em particular, a capacidade de o/a estudante reconhecer e adaptar diferentes práticas de atenção à sua própria investigação individual.

  • Gustavo Vicente / Paula Caspão

    Investigadores Auxiliares

  • Curso

    Doutoramento (3.º ciclo)

  • Área

    Literaturas, Artes e Culturas

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