Religiões Asiáticas

Esta unidade curricular tem por objectivo o estudo do fenómeno religioso na Ásia do Sul, do Sueste e Oriental, tendo por especial enfoque as principais tradições religiosas originárias destas regiões. Incide, na sua primeira parte, sobre uma parte dessas tradições, o zoroastrismo, a religião védica, o jainismo, o budismo, o hinduísmo, o taoismo e o xintoísmo, as quais são examinadas em termos históricos, actuais e comparados e também especificamente em termos da sua coexistência, concorrência e interinfluência. Na sua segunda parte, são estudados vários tópicos que permitem uma análise comparativa com referência a estas tradições, tais como o templo na Índia, a peregrinação e a morte, sendo ainda apresentados um conjunto de questões metodológicas e o corpus existente de fontes, com o objectivo de desenvolvimento de capacidades de investigação.

Pretende olhar de uma forma multifacetada para o fenómeno religioso nas regiões asiáticas referidas, tendo em consideração doutrinas, crenças e práticas; as suas manifestações entre comunidades de peritos religiosos e de leigos; a sua integração em realidades sociais mais vastas e nomeadamente as relações entre as diferentes tradições religiosas e o poder, a política e o Estado, as estruturas sociais, o género e as percepções de identidade; e finalmente ainda a sua localização a um nível global.

Do ponto de vista metodológico, a unidade curricular segue uma abordagem crítica tanto das fontes como das várias interpretações das diversas realidades religiosas. Em termos de metodologia de ensino, inclui exposições sobre os temas referidos, a análise e a discussão de fontes primárias e interpretações no âmbito desses temas, e a preparação e apresentação de trabalhos sobre temas outros não tratados especificamente nas aulas que se enquadram no programa.

  • António Barrento

    Professor Auxiliar

  • Curso

    Licenciatura (1.º ciclo)

  • Área

    História

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.